Mutirões

O telhado da casa-mãe do Núcleo Lapinha, as paredes de barro do Rancho de Moeda,  a pintura com tinta de terra no Núcleo Gamarra. Foram muitas as ações realizadas pelos membros do Instituto EcoVIDA São Miguel em regime de mutirão.

Foi também assim que centenas de pessoas passaram a tomar contato com nosso trabalho e contribuíram, cada uma com um pouco de sua energia e dedicação, para que a EcoVIDA conseguisse edificar o que já foi levantado até agora.

A metodologia do mutirão resgata a troca de serviços, de dias de trabalho e a solidariedade entre as pessoas, possibilitando construções com tempo e custo reduzidos.

Nos mutirões, o esquema é diferente de um curso. Todas as rotinas da casa são comunitárias e a filosofia é o COMPARTIR. Os conteúdos são construídos coletivamente; e a responsabilidade pelos trabalhos realizados depende dos participantes. Também são bons momentos para vivenciar a rotina de trabalho de um permacultor, como os manejos das hortas e dos lixos, o banheiro seco, o acender do fogão de lenha e o ritmo da vida integrado ao ritmo da natureza.

Alguns mutirões já realizados:

 

Leave a Reply