Centro Cultural Ambiente Vivo – agora em Santana!

Santana do Riacho - MG

Santana do Riacho – MG

 

O Centro Cultural Ambiente Vivo está agora na Escola Estadual Deputado Emílio de Vasconcelos, em Santana do Riacho!

Estamos transferindo nossas atividades, para isso, realizamos uma campanha para aquisição de novos equipamentos.

Venha participar desta iniciativa que vem trazer novos ares para Santana! Encaminhe propostas de doação para o e-mail: barrucosa@yahoo.com.br

 

EQUIPAMENTOS (Favor não mandar equipamento estragado.)

– DVD player
– CD player
– Toca disco vinil
– Toca fita K7
– Televisão

ACERVO
– DVDs de ficção, música ou documentário (pode ser pirata, mas com capinha)
– Discos vinis
– Fitas K7 (originais para museu)
– Fitas VHS originais.
– Jogos de tabuleiro e mesa.
– Jogos de raciocínio

MUSEU DO AUDIOVISUAL
– Rádio antigo
– Filmadora antiga
– Telefone antigo
– Celular tijolão
– Máquina de escrever
– Computador prehistórico
– Videogame antigo (ATARI, SEGA, etc.)
– Outras coisas que podem ser interessantes num museu desse tipo.

História do Centro Cultural na Lapinha da Serra

Em 2006, foi criado o Centro Cultural Ambiente Vivo, que surgiu a partir de iniciativa comunitária e só foi possível com a união de diversos grupos atuantes na Lapinha: escola, poder público, ONGs, agentes culturais, voluntários e doadores. O Centro foi concebido de modo a potencializar as riquezas da comunidade, constituindo-se como um espaço de lazer, estudo e reflexão. Dessa forma, ampliou-se o acesso da comunidade à diversidade cultural e ao desenvolvimento da consciência ambiental. O espaço conta com biblioteca, videoteca, brinquedoteca, discoteca, fantasias, jogos, além de equipamento de produção multimídia. Além disso, se propõe a reunir acervo bibliográfico, audiovisual e editorial produzido sobre a região e de interesse da comunidade. Quando fundamos o espaço, em menos de um ano o espaço se tornou referência para a população da Lapinha.


Foram 5 anos de trabalho voluntário até que, no início de 2012, a prefeitura solicitou o prédio que pertence ao município. Em gratidão ao tempo de uso, doamos o acervo infantil para Escola Municipal da Lapinha, roupas para o bazar da Escola Municipal de Santana do Riacho e o acervo da Sala Verde para o Curso Técnico em Meio Ambiente da Serra do Cipó. Neste momento, estamos transferindo nossas atividades para a Escola Estadual Deputado Emílio de Vasconcelos, em Santana do Riacho.

Gratidão a todos que apoiaram esta iniciativa na Lapinha. Estão todos convidados a recriar mais esta história em Santana! Ressaltamos que esta iniciativa é autônoma e não se vincula a nenhum partido político.

Leave a Reply

Required fields are marked *.