EcoVida na Índia

O projeto EcoVida na Índia tem como objetivo disseminar a filosofia e técnicas da PERMACULTURA em regiões de extrema pobreza no Norte da Índia, através do intercâmbio de experiências e informações sobre tecnologias de Saneamento Ecológico e formas criativas, amorosas e participativas de ações e mobilização comunitária.
Em 2012, ja foram realizadas atividades com as cinco ONGs participantes da rede Megh Pyne Abhiyan (MPA).
Na vila Rupwaliya, em Bihar, as pessoas estavam enfrentando grandes dificuldades de finalização de seus banheiros secos, principalmente pela existência de outras diversas emergências sociais diárias, agravadas pelo êxodo rural dos jovens e pelo enfraquecimento dos costumes de vivência comunitária. Nesta vila apresentamos a nossa forma de trabalho coletivo em mutirões, que são guiados pelo poder da união, da cooperação e do amor! Os relatos da rede  são de que, após essa breve vivência da EcoVida, não apenas 26 banheiros foram finalizados em mutirões, mas também foi percebida um fortalecimento geral da comunidade na busca coletiva de soluções para sua comunidade.

Nessa ocasião, a EcoVida foi convidada para apresentar a visão holística da Permacultura de forma a complementar o trabalho que as ONGs já estavam realizando, o que gerou grande entusiasmo pela ampliação da visão sobre a diversidade de alternativas existentes quando percebemos a interconexão dos elementos.

IMG-20150716-WA0023

Em julho e agosto de 2013 as atividades tiveram continuidade com Mariana Mattos e Paulo Henrique de Lucca.

Em 2015 o projeto teve sequência com nossa representante Adriana Netto.

 

IMG-20150716-WA0024 20150711_163516

 

Para saber mais: Projeto EcoVida na Índia 

“Seja a mudança que você quer ver no mundo.” Mahatma Ghandi