Guia de Permacultura

Tecnologias em desenvolvimento (foco em baixo custo e autossuficiência):

– Captação de água de chuva da estrada, em canais de infiltração e do telhado, cisterna de plastiferrocimento de fôrma reutilizável, biossistemas integrados de águas residuais (cinzas) para produção de alimentos, banheiro seco portátil;

Oficina de cisterna de fôrma no Projeto “Compartilhando tecnologias para a agricultura familiar sustentável”. Parceria com o Centro de Educação Popular e Formação Social, em Teixeira/PB e apoio da BrazilFoundation

 – Energias renováveis, eletricidade de baixo custo (fotovoltaica, 12v, off grid); fresqueira para conservação de alimentos por condução de ar do subsolo; fogão solar do tipo caixa-bruxa, desidratador domiciliar de alimentos; aquecedor solar de baixo custo para chuveiros (ASBC);

bioconstrucao

– Bricker adobe e outras técnicas de construção com terra crua, autoconstrução e bioconstrução;

– Agricultura de baixo impacto para o Cerrado, agrofloresta sucessional e sintrópica, adequada ao solo tropical, intensiva,  agricultura natural selvagem (Fukuoka), pequenos lagos e criação de pequenos animais integrada à horta, trator de galinhas, plantio com eficiência em água (canteiros econômicos, barraventos, canteiros buraco de fechadura e formas anti-ressecamento do solo), cobertura morta e viva, estratégias para ambientes áridos, Autossuficiência Alimentar em Pequenos Espaços, PANCs, compostagem, minhocário.

Veja fotos do projeto nos slides abaixo

Atualmente, o Guia de Permacultura tem realizado as seguintes atividades

1) Residência em permacultura (São Gonçalo-Serro/MG)

Video de 2016

A residência funciona sob a forma de voluntariado no espaço do LARboratório Guia de Permacultura, em São Gonçalo do Rio das Pedras/MG, com a tutoria de Peter e Marina. O/a “residente” oferece seu trabalho e em troca acompanha o dia-a-dia da criação do espaço permacultural. Oferecemos hospedagem em alojamento com quarto coletivo, cozinha e banheiro. As refeições e os custos de transporte são por conta do/a voluntário/a. Mínimo de 15 dias de estadia. Bem-vindos/as também aqueles com experiência em filmagem e edição de videos para registrar todo o processo de implementação das tecnologias. Interessados podem responder nosso formulário CLICANDO AQUI e/ou enviar um e-mail para guiadepermacultura@gmail.com.

 

2) Curso Presencial  (Leste/MG) e projetos de Educação Popular em Permacultura

Permacultura Curso
Curso Permacultura Popular – 1a turma formada

Nosso curso presencial atualmente é realizado em parceria com a Agrifom  (Associação dos/as Agricultores/as Familiares  Orgânicos e Terapeutas Naturalistas de Manhuaçu e Região) e ocorre no espaço do Centro de Estudos e Pesquisas em Agroecologia, em Santa Bárbara do Leste/MG. Clique aqui para saber mais.

Destacamos também o Projeto Arranjos Colaborativos da BrazilFoundation, com intercâmbio de saberes com a ONG CEPFS – Centro de Educação Popular e Formação Social, no semi-árido brasileiro.

3) Consultoria e acompanhamento a distância

Guia de Permacultura

Oferecemos acompanhamento a distância para quem quer se desenvolver como permacultor. Temos vários materiais gratuitos e palestras.

Receber cartilhas

Clique aqui para receber um agrado nosso

com materiais educativos em permacultura!

 

 

 

CLIQUE PARA VOLTAR AO BLOG DO LARboratório

 

8 Comments

  1. Olá queridos!

    Quanto ao voluntariado para o mês de setembro,me interessa. Vcs tem uma data estabelecida? Eu já estive em algumas, vivências e cursos de permacultura e bioconstrução ( Lapinha da Serra com a Cris e o Gustavo/Sete Ecos, entre outros) e quero poder estar sempre alimentando a alma , nesse propósito de partilha e realização para uma construção de relações mais simples e auto sustentáveis. Abraços.

  2. Boa tarde,
    gostaria de me inscrever como voluntária.

  3. Oi tenho interesse de montar uma ecovila, acredito que vai me fazer sentir paz!
    Quanto mais ecológica insustentável melhor!
    Obrigada por não cobrar o curso…
    🙂

    • Com relação ao curso e consultoria online, entre em contato conosco pelo e-mail guiadepermacultura@gmail.com. Já com relação ao curso presencial, há a cobrança de um valor simbólico bem abaixo do que normalmente é cobrado em cursos como o PDC. inscreva-se!

  4. Olá Marina e Peter! Há poucos meses estou descobrindo o universo da permacultura, mais especificamente, da bioconstrução. Moro em Florianópolis SC e acabo de adquirir um terreno aqui. Tenho a forte intenção de bioconstruir uma casa, e pesquisando um pouco, cheguei até o guia de permacultura. Gostaria de saber se vocês prestam consultoria em outros estados ou tem interesse em articular um curso aqui em Floripa. Por aqui, inclusive no bairro onde moro, vejo uma crescente na bioconstrução, e acredito que seria muito interessante ter pessoas com uma experiência tão linda como tenho visto na EcoVIda São Miguel e conhecimentos sobre técnicas tão diferentes das que eu observei aqui. Abraços!!

Leave a Reply

Required fields are marked *.