Bem Maior – Agroflorestas em rede no Jequitinhonha

 

BEM MAIOR

Agroflorestas em rede no Jaquitinhonha é uma iniciativa realizada pelo Instituto de Permacultura EcoVIDA São Miguel, executada em conjunto com a Associação Ayrumã e com o apoio da Associação comunitária Pró-melhoramento de Capivari, além de parcerias com OSCs como Terra Guayi, Associação de moradores da Serra da Bicha e entidades públicas locais, como o Parque Estadual do Pico do Itambé.  O projeto tem trabalhado para promover a agricultura familiar, segurança alimentar, geração de renda, resgate de sementes crioulas, reduzir emissão de carbono e aumentar seu estoque, através da implementação de sistemas agrícolas sustentáveis com técnicas agroflorestais em quintais e lavouras, conciliando a conservação do solo, água e biodiversidade.

 

Caminho do projeto

Iniciamos nossa jornada com metodologias participativas, conhecendo a comunidade, suas expectativas e vontades em relação a aplicação do projeto.  Estamos criando uma rede autônoma de unidades modelo nas cabeceiras do Rio Jequitinhonha através da realização de cursos, mutirões de plantio, educação ambiental na escola municipal, reuniões facilitadas para formar multiplicadores.  A intenção é a propagação de agentes transformadores que possam replicar as ferramentas e participar de feiras de trocas de sementes, venda de produtos e experiências com comunidades do entorno.

Estamos registrando as atividades em fotos, vídeos e relatórios, nosso interesse é a divulgação e sistematização desta experiência, possibilitando a ampliação, continuidade e replicabilidade das ações em outras localidades.

 

A comunidade participante

A comunidade de Capivari, é uma comunidade Quilombola reconhecida. Está localizada no município de Serro, no Alto Vale Jequitinhonha, região do Espinhaço mineiro, aos pés do monumento do Pico do Itambé. Abriga uma imensa sociobiodiversidade. É um vilarejo pequeno, histórico e remonta o ciclo do Diamante. A comunidade tem participação fundamental neste projeto, que tem vida e futuro a partir do envolvimento e interação da comunidade na construção desta proposta de Agroflorestas em Rede.

Parceiros, apoiadores e rede local

Este projeto está sendo possível porque muitas pessoas acreditaram no potencial de desenvolvimento da proposta e pelo carinho que possuem com a região e a sustentabilidade. Através do Movimento Bem Maior, amigos, parceiros e comunidade em geral escolheram esta proposta após ela estar entre as escolhidas para votação, que ocorreu na plataforma de nossos apoiadores do Movimento Bem Maior.  Ficamos entre as 50 iniciativas mais votadas do Brasil. Está sendo possível realizar um grande passo por causa de todo esse apoio e do investimento em nossa proposta. O Movimento Bem Maior e o Instituto Phi viabilizam que nossas ações aconteçam entre 2019 e 2020.

Redes dos nossos apoiadores: https://movimentobemmaior.org    http://institutophi.org.br/  @movimentobemmaior   @instituto_phi

 

Além desses grandes apoiadores, contamos com uma rede local que incluem apoio das associações: Associação Ayrumã, co-realizadora deste projeto, Associação comunitária Pró-melhoramento de Capivari, além de parcerias com OSCs como Terra Guayi, Associação de moradores da Serra da Bicha e entidades públicas locais, como o Parque Estadual do Pico do Itambé.

Um pouco mais sobre nossa iniciativa:

Assitam aos vídeos:

Educação Ambiental – Agroflorestas em Rede no Jequitinhonha

 

Curso e Mutirão de Agrofloresta  – Capivari -MG / Jequitinhonha

Gaia, Terra Viva – educação  ambiental

Encontro de Guardiões e guardiãs de sementes crioulas

 

Êxodo  rural e retorno à terra

 

 

Redes Sociais do Instituto Ecovida São Miguel:

Insta: @ecovidasaomiguel     Email: ecovidasaomiguel@gmail.com     Facebook: facebook.com/ecovidasaomiguel